Boas legendas podem melhorar engajamento no Instagram?

engajamento no instagram

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Você sabe o quanto as legendas podem contribuir para melhorar o engajamento no Instagram? A rede social chegou timidamente em 2010, mas já atingiu a marca de 800 milhões de usuários ativos. No correr desses anos, as legendas passaram a ter um papel significativo.

O problema é que, ainda assim, quando pensamos na rede, logo vem aquela ideia de que ela é perfeita para quem quer comunicar-se somente por meio de imagens, certo? E não é bem assim! É possível melhorar o engajamento no Instragram através das legendas, e abaixo você vai conferir estas dicas incríveis.

Por ser um app focado na estética de fotografias, muita gente esquece que o texto é importante também! Para ter resultados positivos é necessário que se tenha engajamento dos usuários. Sendo assim, é necessário dar uma atenção especial à escrita.

Será que você se preocupa com a legenda de suas postagens?

O que é engajamento no Instagram?

Falamos sobre engajamento no início do nosso post, não é mesmo? Apesar de ser um tema bem comum em relação às tendências de marketing digital, muita gente não entende exatamente o que quer dizer e sua real importância.

O engajamento é, basicamente, o envolvimento e interação do usuário com a marca. E não vá imaginando que o engajamento é medido apenas pelo número de seguidores da conta no Instagram. É muito mais do que isso!

As curtidas, comentários e compartilhamentos das publicações também são uma forma de engajamento. E pasmem: são até mais importantes do que o número de pessoas que seguem o perfil de uma marca.

Essa interação precisa daquele usuário que não apenas visualizou o conteúdo, mas também se interessou e está participando de alguma forma, sobre o que foi publicado pela empresa.

Para produzir um conteúdo viral é essencial o engajamento no Instagram, pois é ele que gera o compartilhamento e faz com que uma marca ganhe espaço. É por meio dele que são disseminadas opiniões de quem já experimentou um produto ou serviço. Isso, no fim, atrai mais clientes e gera mais conhecimento sobre a empresa.

Como gerar legendas para criar engajamento no Instagram?
É aí que vem a importância do conteúdo. Postagens de qualidade envolvem assuntos instigantes e interessantes, com informações úteis e uma linguagem próxima ao seu público. Agora, com as mudanças no algoritmo da rede social, esses aspectos são ainda mais necessários.

E, convenhamos, não dá para falar tudo o que queremos com simples imagens, por mais bonitas e atrativas que elas sejam.

Entende a importância do texto nos posts do Instagram? Ele vem como um ingrediente essencial para atrair, informar e complementar o que uma imagem quer passar.

Agora resta saber como as legendas devem ser feitas, não é mesmo?

Para isso, nos próximos tópicos vamos compartilhar algumas dicas que darão a você boas ideias e inspirações na busca pelas legendas perfeitas para ampliar o engajamento no Instagram.

1. Não vá com sede ao pote!
Para começar, você deve saber que para facilitar a leitura de quem vai ler sua postagem, é melhor que sua legenda tenha entre 138 e 149 caracteres. Dessa maneira, você evita que apareça a opção “leia mais”.

Essa é a hora de usar sua habilidade e resumir um assunto de maneira interessante e gostosa de ler. Caso não dê para resumir tanto, tente ao menos fazer com que o início da sua legenda seja cativante, de maneira que o cliente seja atraído para ler o restante.

2. Use a legenda a seu favor
Uma foto fala muito, mas sem um contexto ela fica aberta a interpretações, certo? A parte complicada é que nem sempre todos interpretarão da maneira que você imagina. Isso pode ser um grande problema na hora de produzir conteúdo para algum cliente, por exemplo.

Use a legenda a seu favor: insira a imagem em um ambiente, conte o que ela representa e ajude o seu seguidor a absorver aquele recado da maneira que sua marca precisa ou quer.

Vale lembrar que para que isso possa funcionar da melhor maneira, você precisa dominar o tom de voz da marca! De nada adianta um ótimo conteúdo se não parecer que é tal empresa que está falando. Para isso, sempre alinhe muito bem as estratégias utilizadas na rede.

3. Use os emojis ????
Lembra quando o grande problema de escrever mensagens era dar o tom certo ao texto? Isso poderia dificultar muito qualquer comunicação. Os emojis, além de lindinhos, são extremamente úteis para trazer emoções diferentes ao texto e já fazem parte da comunicação entre as pessoas — se expressar através deles se tornou muito natural.

A dica é usá-los com moderação e sempre pensando na mensagem que vão passar. Observe se aquele emoji realmente condiz com o perfil do público e se também é de fácil entendimento.

Pense, além disso, que a depender do sistema operacional usado pelo leitor, um emoji pode aparecer de um jeito ou de outro (Android, por exemplo, não permite o uso de emojis no Instagram, somente dos emoticons do sistema!).

Abusar de combinações ou usar símbolos pouco claros pode segmentar sua publicação a um número pequeno de usuários. Se essa for a sua estratégia para o cliente, tudo bem.

4. Trabalhe com conteúdos únicos
Alguns dos textos que mais vemos em legendas para Instagram envolvem letras de música, poemas, trechos de livros…

Estas referências são legais, sim! Mas você concorda que algo criado do zero, totalmente feito pela marca e direcionado para o público específico dela, é muito mais interessante para o leitor? Posts repetitivos, inclusive, podem ser uma das grandes razões pelas quais você está perdendo seguidores!

Portanto, o melhor na hora de montar sua legenda é apostar em conteúdos originais! Busque ideias e traga referências, mas tudo isso para misturar em sua mente e criar algo novo.

5. Esteja atento à formatação
A legenda perfeita deve ser fácil e gostosa de ler, clara e, principalmente, precisa e sucinta. Por isso, leve suas legendas de Instagram para um outro patamar! Mostre cuidado com a formatação. Esse detalhe faz diferença na hora da leitura dinâmica e garante que o usuário leia a mensagem até o fim.

A melhor maneira de fazer isso, já que digitar e editar textos no smartphone não é uma tarefa das mais simples, é usar uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais.

 

Fonte: Mlabs

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