Motivação para equipe de vendas em 5 passos simples

Seu time de vendas anda longe de fechar as metas? Você percebe que existe desânimo e descontentamento? Talvez seja necessário investir em motivação para equipe de vendas. Os detalhes fazem toda a diferença. Veja os 5 passos que vão te ajudar a motivar seus vendedores.

 

Motivação para equipe de vendas em 5 passos

1. PAGUE COMISSÕES COMPETITIVAS

Garanta que o profissional de vendas ganhe junto com a empresa a cada novo negócio que ele fecha. Para isso, estabeleça metas de vendas por produção e relacione comissões a essas metas.

De fato, uma das estratégias mais eficazes para motivar os vendedores costuma ser o incentivo financeiro. Se você paga ao seu vendedor uma comissão superior à do concorrente, você ainda mostra para o seu funcionário que, além de importante, o trabalho dele é valorizado na sua organização — uma ótima forma de reter talentos na sua empresa. A motivação para equipe de vendas também inclui valorizar os esforços de cada vendedor.

2. INCENTIVE-O A CRESCER COM O SEU NEGÓCIO

Mostre ao seu vendedor que ele deve ter objetivos concretos e deve traçar metas além das estabelecidas pela empresa.

É preciso ter objetivos pessoais que possam ser aliados a seus anseios profissionais. Assim, vender mais significa não apenas alcançar a meta definida pelo negócio, mas também conquistar sonhos em sua vida privada.

3. PROMOVA TREINAMENTOS PERIÓDICOS

Mantenha a equipe treinada: dessa forma, além de educar seus profissionais para que eles trabalhem cada vez melhor, você mostra que a empresa se preocupa com eles e deseja que se mantenham sempre em seu melhor nível.

Os vendedores ficarão mais seguros, eficientes e assertivos no processo de vendas.

Ofereça treinamentos regularmente e tenha certeza de que eles estão de acordo com as necessidades reais do seu empreendimento.

4. REALIZE REUNIÕES FREQUENTES COM O TIME

Isso é importante para que você possa passar para a equipe de vendas suas metas para os próximos dias, dar feedbacks do trabalho que vem sendo desenvolvido, expor que oportunidades serão trabalhadas e quais dificuldades poderão ser enfrentadas.

Aproveite para valorizar, diante de todos, quem tem se esforçado para dar o seu melhor, e lance desafios competitivos para dinamizar a rotina.

Além disso, nesse momento, é essencial que tanto líderes quanto os demais funcionários possam falar durante a reunião, pois quando sentem que não têm nenhuma influência sobre o que acontece na empresa, os colaboradores tendem a ficar desmotivados. Ou seja: ouça-os e mostre que a opinião deles também importa.

5. PERMITA QUE CADA VENDEDOR FAÇA A SUA PRÓPRIA ROTINA

É claro que existem compromissos aos quais os vendedores não podem faltar — como os treinamentos e as reuniões de equipe —, mas no dia a dia, é importante que cada vendedor trabalhe a sua rotina.

Quando a sua empresa estabelece metas e o vendedor as atinge, normalmente, não existe diferença na ordem com que cada profissional de vendas irá organizar a sua agenda.

O acompanhamento deve sempre ser feito apenas para garantir que os objetivos finais sejam alcançados, sem tirar essa liberdade do vendedor.

Invista nos seus vendedores e veja os resultados se refletindo na qualidade dos profissionais e no faturamento da sua organização!

 

Fonte: DNA de Vendas

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