Vender pela internet: comece o seu empreendimento digital

vender pela internet

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Vender pela internet hoje é em dia já é a profissão de muitos e cada vez mais se torna uma vontade de todos, seja para poder ganhar uma renda extra ou pela a vontade de obter seu próprio negócio e se tornar seu próprio chefe.

Ter um negócio no mundo virtual pode ser muito promissor, porém muitas pessoas pensam que além de ser fácil ter um empreendimento digital os resultados são obtidos de um dia para outro e sinto lhe informar que na prática não é bem assim.

Entenda que, para começar a vender online com uma loja virtual você vai precisar sim de muito esforço e dedicação, pois dinheiro não cai do céu e muito menos por milagre. Por isso, vender pela internet é mix de estratégias e conhecimento.

Existem diversas formas de vender online, através das redes sociais, através de marketplaces e também através de uma loja virtual, que será a opção que iremos abordar nesse post.

O que vender pela internet

Esse é com certeza o primeiro ponto que você deverá pensar, o que você quer vender na internet? Você quer vender produtos ou serviços? Produtos digitais ou produtos físicos? Enfim, o leque de formas e opções para vender online é infinito, basta você saber o que te faria feliz em vender para assim então por as mãos na obra.
Escolha um Nicho de mercado
Escolha um segmento, seja específico e focado. As chances de você ter menos concorrentes e mais sucesso é bem maior se você conseguir direcionar o seu foco para dentro de um segmento, ou até mesmo um micro-segmento.

Exemplificando

Por exemplo, vamos supor que você entende de tudo sobre artigos de informática, esse nicho é um nicho bem amplo, contendo um leque enorme de produtos e principalmente de concorrentes, porque não escolher um segmento dentro deste nicho? Porque não vender apenas, por exemplo, só placas para computador ou só cartuchos ou só processadores? Dessa forma vai ficar mais “fácil” pra você se posicionar dentro de um mercado tão concorrido e amplo, que é o mercado da informática.

Escolha algo que você goste

Tente escolher o seu nicho baseado em algo que você goste de fazer ou que você pelo menos também compraria, algo que você goste de falar sobre, que tenha alguma habilidade ou que você entenda ou que sinta prazer.

É muito mais fácil vender pela internet um produto/serviço que você tem paixão ou habilidade do que algo que você nem sabe o que é e faz só porque “dá dinheiro”, não pense dessa forma, se você for apaixonado pelo que você oferta, fica mais fácil de você persuadir e apaixonar os outros.

Pesquisa de mercado

Um dos pontos cruciais na hora da decisão do seu produto é você analisar qual a sua demanda no mercado, entender se é um produto que tem muitos concorrentes, se é muito buscado e até em quais períodos ele tem um melhor volume de busca.

Pra te ajudar nessa pesquisa, use e abuse de ferramentas que contenham pesquisa de palavras chave, dados de volume de pesquisa, dados sobre sites de seus concorrentes e até dados sazonais, informando quais períodos as palavras chaves são mais buscadas, ferramentes como:

Planejador de palavras chave do Google Adwords

Google Trends
Semrush

Para quem vender online

Essa pergunta é totalmente interligada com a anterior pois na medida que você for escolhendo o que vender online você automaticamente pensa para quem você vai vender.

Quem é sua audiência

Quem define o sucesso do seu negócio é indiscutivelmente sua audiência, por isso você precisa pensar basicamente em: solucionar os problemas dessa audiência.

O seu produto soluciona os problemas de quem? que problemas ele soluciona para essa pessoa? agrega valor para a vida dela? que tipos de valores?

Vai ser através de perguntas assim que você identificará para quem você vai vender online e principalmente como se comunicar com essas pessoas.

Onde está sua audiência

Identificando quem é a sua audiência, você também terá que perceber em quais canais ela costuma estar e de que forma ela costuma interagir. Para essas definições mais específicas, sugiro que então você crie a sua persona.

Quais canais sua persona está? Onde ela mais interage? Quais tipos de postagens ela mais interage? Ela gosta ou desgosta de algo?

Assim, você já poderá fazer um bom planejamento de marketing digital, com a estrutura ideal de para quem você irá divulgar seus produtos e quais as melhores formas para isso.

 

Leia também: “Quatro estratégias para aumentar as vendas”. Clique AQUI.

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